Existem três tipos de seborreia: uma que chamamos de oleosa, a seca, e ainda pode ser encontrada a mista (fração oleosa + fração seca: que é a mais comum).
A SEBORREIA SECA é gerada pelo excesso do número de escamas da pele.
A última camada da epiderme, (que por um possível defeito genético, ou qualquer outro fator que gere inflamação) acelera o processo da produção de células (epidermopoiese), gerando assim o aspecto de flocos brancos, que ficam na pele do seu pet.
A SEBORREIA OLEOSA é o excesso de secreção sebácea.
Na maioria das vezes é determinado geneticamente. Assim como existem pessoas que precisam usar shampoo para controlar o excesso de oleosidade no cabelo, os cães podem também precisar. (Lembrando que os produtos a serem utilizados em nossos pets não serão os mesmos que os do humano). Observa-se, principalmente, uma pele extremamente oleosa e muitas vezes precedidas de mau cheiro, pois pode haver infecções secundárias por bactéria ou fungo, o que agrava o mau odor.
Raças predispostas: – Cocker Spaniel, West highland, Basset hound, Sharpei e Labrador.
É uma doença que tende a começar no cão adulto jovem (02 anos de idade), e deve ser analisada de maneira minuciosa. Os banhos destes pets devem ser feitos com menor intervalo de tempo, muitas vezes podendo ser feito até 03 banhos durante a mesma semana. Deve-se utilizar um shampoo específico para cada tipo de seborreia. A seborreia tende a ser uma doença de fácil controle. Procure então um Veterinário Dermatologista de sua confiança, e resolva o mais rápido possível este probleminha na pele do seu filho.