A coceira é um sintoma extremamente importante na dermatologia veterinária. Cães e gatos podem ficar deprimidos e até levar uma vida sem qualidade devido ao tanto que a coceira pode ser debilitante. Mas afinal, quais a doenças que mais causam coceira na dermatologia veterinária?
São elas: escabiose canina ou felina, alergia a pulga ou carrapato, alergia alimentar ou dermatite atópica. Existem outras doenças de pele em cães e gatos que também podem causar coceira, mas são bem menos comuns. E se a sua pergunta é se essas doenças têm cura, depende, principalmente a escabiose tem um tratamento de baixo custo e muito eficaz.
As outras três doenças são alérgicas e podem ter controle, mas no caso de alergia a ectoparasitas e alimentação, o tratamento é extremamente eficaz e sem recidivas. Praticamente, são doenças alérgicas “curáveis” para cães e gatos.
No caso da dermatite atópica, os alergenos são muitos e, infelizmente, não é possível evitar a exposição a ácaros ambientais, fungos, descamação de pele, pólen, gramíneas, etc. Nesse caso, muitas vezes é necessária a associação de imuno moduladores de uso contínuo e monitoração por meio de exames de sangue. Mas, não se preocupe.
Com o acompanhamento certo, a maioria dos cães tem sua coceira controlada e os efeitos colaterais são mínimos.