É bem comum em meu consultório as pessoas me procurarem para tentar descobrir qual a causa da alergia em cães e gatos. Muitos ficam sem saber como identificar qual seria realmente o agente causador, afinal são tantas as possibilidades, né?!
Perfume?! Ácaro?! Pólen?! Fungo?!
Este texto tem o intuito de desmistificar quais são as alergias presentes nos cães e gatos. E para facilitar o entendimento neste assunto, irei começar explicando o que é, de fato, uma alergia canina e felina, pois este é um termo muito usado, porém, poucas são as pessoas que sabem o que ele verdadeiramente significa.
Alergia nada mais é do que um defeito imunológico do nosso organismo.
O nosso sistema imunológico tenta nos defender a todo o momento, porém algumas vezes ele erra, e começa a ler alguns alérgenos (como por exemplo: a proteína das dietas, ácaro do ar, fuligem) como algo muito “patogênico”, e simplesmente tenta expulsar isto a qualquer custo do nosso corpo.
Nos cães e gatos qual seria a forma de conseguir expulsar estes alérgenos do corpo deles?! Fazendo com que o cãozinho ou gato se coce muito, e deixando a pele deles bem vermelha (inflamada).
Então, se o seu cão ou gato se coça sem nenhum motivo aparente, existe uma grande possibilidade de ele ser alérgico sim!!
Mas vamos ao que realmente importa: quais são as alergias que os cães ou gatos podem apresentar? Só existem 03 tipos destas alergias para eles:
1) D.A.P.E.: Utilizamos essa sigla para dizer que o cão possui Dermatite Alérgica a Picada de Ectoparasitas.
Na verdade o corpo deles lê a saliva destes parasitas (pulga e carrapato), o que acaba ocasionando as reações de inflamação e coceira que eu relatei acima. Segundo alguns autores, esta é a alergia mais comuns dos cães e gatos.
Então fique atento ao seguinte: quando o veterinário de sua confiança disser que existe uma grande possibilidade de seu pet estar com pulga ou carrapatos, mesmo que você não as veja, acredite nele. Eles podem existir sem que você os identifique visualmente, e esta acabar sendo a real causa da alergia do seu animal.
2) Alergia Alimentar: Os cães podem apresentar reação exagerada a proteína da dieta, e isto independe da qualidade da ração: pode ser da mais cara a mais barata, e ainda assim o seu cão ou gato DESENVOLVER alergia a este alimento.
Esta alergia nos animais é bem parecida com a que acontece em nós humanos, que nos tornamos alérgicos ao camarão somente a partir da adolescência, por exemplo.
Segundo os grandes serviços de Dermatologia Veterinária do mundo, este tipo de alergia é a menos comum das 03, e para identifica-la é importante procurar sempre a ajuda de um especialista em Dermatologia Veterinária.
3) Dermatite Atópica: Esta alergia afeta muitas crianças humanas em média 20% possui), estando assim nossos filhos de pelos na mesma proporção: em média a cada 100 cães, 20 possuem Dermatite atópica.
Esta Dermatite é bem comum nas seguintes raças: Buldogue Francês, Shit-Szu, Golden Retrivier e Poodle. Sendo assim, observe com cautela, pois se eles começarem a se coçar, sem nenhum motivo aparente, pode ser esta a causa.
Os alérgicos começam a apresentar esta coceira desde filhote (em média a partir dos 10 meses de idade), estando entre os principais sintomas: a coceira no queixo, lambedura das patas, coceira nas laterais, vermelhidão nas axilas e coceira na face.
A pele deles tende a ser muito vermelha, e possuem uma grande propensão a ter OTITE.
Bom, então qual seriam os grandes motivos destas coceiras sem fim?! Segundo pesquisas realizados pelos dermatologistas veterinários mais relevantes no mundo, os maiores motivos são os ácaros domésticos, os fungos e o pólen.
Podemos concluir assim, que só existem esses 03 tipos de alergia em cães e gatos, e a notícia boa é a de que todas elas possuem controle! O mais importante é diagnosticar qual (is) delas seu pet possui, e assim iremos propor o melhor tipo de controle.
Em todos os 03 casos evite o uso de corticoides injetáveis, eles podem fazer muito mal a saúde deles, é consenso entre os dermatologistas veterinários do mundo inteiro a desvantagem em usar o corticóide nessa forma de aplicação.